Sedec-RJ oferece curso de Planejamento Urbano PDF Imprimir E-mail

Temas abordados desenvolvem ações para o processo de criação de programas que visam à melhoria da qualidade de vida da população de áreas urbanas existentes ou a serem planejadas

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), realizou o Curso de Planejamento Urbano (PLANURB) entre os dias 26 de agosto e 2 de setembro. Em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional (IPURR), a capacitação teve o corpo docente formado por mestres e doutores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

- O objetivo foi compreender as repercussões da Lei Federal 12.608/2012 aplicada aos órgãos estaduais e municipais no âmbito do sistema nacional, estadual e municipal de Defesa Civil. O programa ainda colocou em discussão aspectos relevantes sobre o tema, como áreas de risco, gestão pública, competências, planos diretores, planejamento urbano, entre outras vertentes -, afirma o diretor da Esdec, tenente-coronel Marcio Romano.

As aulas abordaram diversos temas como a percepção de risco; o problema das ações integradas entre os órgãos públicos; o papel da união, estados e municípios; o que são, para que servem e como funcionam os planos diretores; o planejamento urbano em áreas ambientalmente sensíveis; subsídios do planejamento urbano para a elaboração dos planos de contingência; o planejamento aplicado a áreas de favela; e leitura dirigida da Lei 12.608/12.

Entre os participantes estavam militares da corporação; das defesas civis de São João de Meriti, Magé, Angra dos Reis, Araruama, Duque de Caxias, Guapimirim, Maricá, Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim; Defesa Civil Estadual do Pará; Departamento Geral de Defesa Civil; Superintendência Operacional; Cruz Vermelha RJ; Grupo Executivo de Gestão Metropolitana do Governo do RJ; Departamento de Recursos Minerais; Serviço Geológico do Brasil; Secretaria Municipal de Saúde-RJ; Universidade Veiga de Almeida; Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais; Centro Estadual de Administração de Desastres e da Sociedade Civil.