Estão abertas as inscrições para o Curso de Planejamento Urbano - CPU

SEDEC-RJ REALIZA CURSO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

A Secretaria de Estado de Defesa Civil SEDEC-RJ, através da Escola de Defesa Civil – ESDEC, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, representada pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbano e Regional, promoverá o curso de Planejamento Urbano com vistas a Lei Federal 12.608/2012, no período de 26 de agosto a 02 de setembro de 2016.

O objetivo é compreender as repercussões da Lei Federal 12.608/2012 aplicada aos órgãos estaduais e municipais no âmbito do sistema nacional, estadual e municipal de defesa civil, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos.

O curso é destinado aos secretários, coordenadores ou gestores dos 92 municípios do sistema estadual de defesa civil do Rio de Janeiro. O corpo docente é formado por professores da UFRJ (ou pesquisadores vinculados a ela), com titulação de Doutor.

Temas do curso:

* A questão das áreas de risco: problematização da noção de risco; como o planejamento pensa a gestão dessas áreas?

(Orlando Jr)

* Sinergias e fragmentações na gestão pública: o problema das ações integradas entre os órgãos públicos

(Cláudia Pfeiffer)

* Distribuição de competências entre os entes federativos: o papel da União, Estados e Municípios.

(Rosangela Luft)

* Planos diretores municipais: o que são, para que servem, como funcionam

(Fabrício Leal)

* O planejamento urbano em áreas ambientalmente sensíveis

(Dora Vargas

* Instrumentos de planejamento urbano aplicáveis às ações de defesa civil

(Maria Julieta Nunes)

* Subsídios do planejamento urbano para a elaboração dos planos de contingência

(Claudia Pfeiffer)

* O planejamento aplicado a áreas de Favela: adensamento e infraestrutura

* (Mauro Kleiman)

* Leitura dirigida da lei 12.608/12. O conceito de “ordem urbanística”.

(Alex Magalhães)

* Sínteses finais do curso, avaliação do curso com os participantes, possíveis desdobramentos futuros.

(Diretor (a) de Extensão do IPPUR)

Para fazer a inscrição no curso, os interessados devem preencher integralmente o formulário e enviá-lo para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

O e-mail com a INSCRIÇÃO só será aceito até o dia 19 de agosto de 2016.

A confirmação da sua INSCRIÇÃO será encaminhada por E-MAIL a partir de 17:00 horas do dia 23 de agosto.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2334-6458, (21) 2334-6459.

Número de Vagas: 40

Horário: Das 9 às 18 horas

Período de Pre-inscrições: de 05 a 19 de agosto de 2016.

Período do Curso: 26 de agosto a 02 de setembro de 2016

ATENÇÃO: a aula inaugural do dia 26 de agosto será iniciada as 14:00 horas.

Local: Auditório da ESDEC (Rua Elpídio Boamorte, sem número, Praça da Bandeira – Rio de Janeiro/RJ).

A ESDEC NÃO OFERECERÁ ALIMENTAÇÃO NEM ALOJAMENTO PARA A ACOMODAÇÃO DOS ALUNOS.

Para adquirir o formulário da inscrição, clique aqui.