Sedec-RJ realiza curso para gestores de Defesas Civis Municipais PDF Imprimir E-mail

Temas abordados desenvolvem ações para as necessidades estruturais e de recursos para oestabelecimento do órgão nos municípios

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), realizou, durante a semana de 6 a 10 de junho, o Curso de Formação, Estruturação e Operacionalização de uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (CFEOP-COMPDEC).

- O objetivo foi preparar técnicos e gestores em proteção e defesa civil para o desenvolvimento de ações de necessidades estruturais e de recursos para o estabelecimento de uma Defesa Civil municipal. O programa ainda capacita os alunos com conhecimentos de assuntos que explicam as responsabilidades e ações a serem desenvolvidas pelo órgão local - afirma o diretor da Esdec, tenente-coronel Marcio Romano.

As aulas abordaram diversos temas como a explicitação das responsabilidades e das ações a serem desenvolvidas pelo órgão; o estabelecimento de uma COMPDEC e suas bases legais; aspectos jurídicos básicos e plano de trabalho para aplicações nas atividades de Proteção e Defesa Civil; formação e capacitação de equipe de trabalho; a obtenção de apoio e de recursos externos; a utilização de trabalho voluntário, entre outros.

Entre os participantes estavam militares da corporação, das defesas civis de Maricá, Araruama, Queimados, São João de Meriti, do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Departamento Geral de Defesa Civil, NUDEC de Guaratiba, Defesa Civil de São José dos Pinhais – PR; da Sociedade Civil, Cruz Vermelha RJ e do Hospital São Lucas.