Sedec-RJ realiza Curso de Agentes para Ações psicossociais -CAAP PDF Imprimir E-mail

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), realizou durante a semana de 09 a 13 de maio, o Curso de Agentes para Ações Psicossociais (CAAP). O curso tem finalidade de propiciar aos profissionais de Defesa Civil e voluntários que trabalham em abrigos temporários e em atividades de assistência e promoção social noções de práticas que levam em consideração a atenção psicossocial aos afetados.

O curso envolveu abordagem em diversas frentes, como a experiência do PSF no município do Rio de Janeiro; conceitos básicos de defesa civil; As especificidades de um abrigo: recepção, triagem, atividades educativas e recreativas; Atenção Psicossocial; Direitos e assistência relacionados aos afetados;A importância da Comunicação no pós desastre;Capelania pós-desastre, entre outras.

Entre os participantes estavam militares do CBMERJ, representantes das defesas civis dos estados do Rio de Janeiro, do DRM, do DGDEC, Cruz Vermelha Brasileira, do Exército Brasileiro, da NUDEC de Guaratiba, da sociedade civil, do Centro Social Petronilha Eugenia Figueiredo e da Cafebi.