Estão abertas as pré-inscrições para o Curso de Agentes para Ações Psicossociais - CAAP PDF Imprimir E-mail

O curso possui 40 horas de duração e tem a finalidade de propiciar aos profissionais de Defesa Civil e voluntários que trabalham em abrigos temporários e em atividades de assistência e promoção social noções de práticas que levam em consideração a atenção psicossocial aos afetados. Os temas a serem discutidos no curso abrangem: Conceitos básicosem Defesa Civil: Ameaça; Vulnerabilidade; Risco; Desastre; Etapas de ação em Defesa Civil. O trabalho com voluntários: Lei do voluntariado; Grupos comunitários organizados e lideranças comunitárias; Vantagens e dificuldades do trabalho voluntário; Estratégias para preparação e mobilização. Direitos e Assistência relacionados aos afetados: Direitos gerais e específicos; Benefícios devidos; Condições mínimas x condições adequadas. Saúde mental: Fases de resposta aos desastres; Reações esperadas e alarmantes; Reações dos membros de resposta; Estratégias de atenção psicossocial. Recepção e Triagem Social: Recepção (cadastro, disposição dos animais, acautelamento dos bens, almoxarifado e disposição de famílias); Triagem social; Categorização dos afetados e Fluxograma do abrigo. Atenção psicossocial no abrigo: Primeiros cuidados psicossociais; Estabelecimento de regras; Circulação de informações; Participação das famílias; Assistência religiosa; Grupos de reflexão; Trânsito de pessoas no abrigo. Espaço recreativo: Importância do brincar; Reações esperadas nas crianças; O que é e como funciona o espaço recreativo; Algumas sugestões de atividades. Atividades educativas: Promoção da saúde; Interface entre prevenção e resposta; Sugestões de temas. Atividades educativas a serem realizadas em um momento do pós-desastre. O desenvolvimento das atividades do curso também inclui dinâmicas e exercícios práticos ligados à assistência às populações afetadas por desastres.

Temas do CAAP:

- A experiência do PSF no município do Rio de Janeiro.

- Conceitos básicos de defesa civil.

- As especificidades de um abrigo: recepção, triagem, atividades educativas e recreativas.

- Atenção Psicossocial.

- Direitos e assistência relacionados aos afetados.

- A importância da Comunicação no pós desastre.

- Capelania pós-desastre.

Para fazer a inscrição no curso, os interessados devem preencher integralmente o formulário e enviá-lo para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2334-6458, (21) 2334-6459, (21) 2334-6514.

Número de Vagas: 40

Horário: Das 8 às 17 horas

Período de Pre-inscrições: de 25 de abril a 05 de maio de 2016.

Período do Curso: 09 a 13 de maio de 2016

Local: Auditório da ESDEC (Rua Elpídio Boamorte, sem número, Praça da Bandeira – Rio de Janeiro/RJ).

A ESDEC NÃO OFERECERÁ ALIMENTAÇÃO NEM ALOJAMENTO PARA A ACOMODAÇÃO DOS ALUNOS.

Para adquirir o formulário da inscrição, clique aqui.