Escola de Defesa Civil capacita técnicos da Secretaria Estadual de Habitação PDF Imprimir E-mail

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec), por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), realizou, entre os dias 29 de junho e 3 de julho, o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil (CBPDEC) para 70 profissionais da Secretaria Estadual e Habitação (SEH). A iniciativa é parte do Termo de Cooperação Técnica firmado entre as duas secretarias para a prevenção de desastres.

O curso teve o objetivo de passar aos técnicos da Secretaria de Habitação o conhecimento de conceitos básicos e o entendimento das atividades de Proteção e Defesa Civil, tanto no dia a dia, quanto em situações de emergência. Foram abordados temas como, por exemplo, o Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC), o Mapa de Ameaças Naturais e o Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes na Região Serrana.

- Essa parceria fortalece a colaboração entre os órgãos e a gestão dos riscos de desastres, bem como o trabalho de prevenção, preparação e resposta – afirmou o secretário de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara.

Realizado no auditório da Secretaria de Habitação, no Centro do Rio, o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil (CBPDEC) teve 32 horas de duração. Entre os palestrantes, estiveram o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Marcelo Hess, o diretor geral do Departamento de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, além do secretário de Habitação, Bernardo Rossi.