Defesa Civil capacita cerca de 500 profissionais no primeiro semestre de 2015 PDF Imprimir E-mail

Cursos auxiliam no alinhamento de informações técnicas

Ao longo do primeiro semestre de 2015, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec), por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), desenvolveu diversos cursos de capacitação para profissionais que atuam no sistema, com o objetivo de aprimorar o trabalho desenvolvido. Cerca de 500 técnicos e agentes foram capacitados.

Além do Ciclo de Palestras para formação dos chefes e auxiliares das seções de Defesa Civil, a Esdec promoveu cursos regulares – como o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil (CBPDEC) e o Curso Instrumental de Avaliação de Danos (CIAD) – e de especialização, como  o Curso Básico de Percepção de Riscos Geológicos (CBPRG) e o Curso Básico de Percepção de Riscos de Estrutura Edificada (CBPREE), que contou com duas edições e permitiu maior conhecimento sobre como analisar um ambiente que apresenta riscos estruturais.

- Toda capacitação que a escola faz é para alinhar a doutrina da Defesa Civil, as informações técnicas e a percepção dos riscos existentes. Isso torna os profissionais aptos a trabalhar administrativa e operacionalmente – afirmou o tenente-coronel Márcio Romando, diretor da Esdec.

A Escola de Defesa Civil participou também de eventos externos. Durante o II Fórum Estadual de Psicologia da Cruz Vermelha, foi realizada uma apresentação sobre o trabalho da secretaria. A Esdec também ministrou instruções técnicas em apoio ao Curso de Enfermagem Operativa da Marinha do Brasil – permitindo aos alunos conhecer as medidas de atenção à Saúde dentro de um cenário de desastre – e realizou uma capacitação de técnicos e servidores da Secretaria de Estado de Habitação (SEH), cumprindo um termo de cooperação técnica firmado entre as duas secretarias.

- É muito importante que a gente participe de eventos externos para montar uma rede integrada de proteção e Defesa Civil. Quanto mais interação, mais essa rede funciona – concluiu o tenente-coronel Romano.