2ºCurso Básico de Estrutura Edificada - CBPREE PDF Imprimir E-mail

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec), por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec) realizou, entre os dias 8 e 12 de junho, o II Curso Básico de Percepção de Risco em Estrutura Edificada (CBPREE - 2ª turma/2015). A capacitação, que aconteceu no auditório da ESDEC, teve o objetivo de propiciar aos profissionais o conhecimento sobre como analisar um ambiente que pode apresentar riscos estruturais, além de atender a grande demanda solicitada pelos alunos que não conseguiram participar do primeiro curso.

A capacitação contou com a colaboração da Defesa Civil do município do Rio de Janeiro. Durante o treinamento, foram abordados assuntos como o estudo dos riscos de desastres, noções de sintomas e falhas, noções de escoramento em estruturas e aspectos jurídicos básicos nas atividades de vistorias técnicas preliminares e medidas cautelares.

De acordo com o diretor da ESDEC, tenente-coronel Marcio Romano, o modelo inovador dos cursos é uma das explicações para o sucesso do treinamento.

- Os alunos vêm em busca de um conteúdo com mais profundidade, discutido por gente que realmente seja autoridade no assunto, e encontram tudo isso de uma forma interativa e diferente - afirmou.
O superintendente operacional da Sedec, coronel Marcelo Hess, ressaltou a importância do treinamento para o Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC).

- A Sedec está comprometida em apoiar ações voltadas à capacitação, pesquisa e inovação que sejam capazes de trazer real impacto ao nosso estado. Medidas como essa, contribuem de maneira decisiva para atingirmos nossos objetivos de reduzir o risco do desastre, desenvolver a capilaridade da nossa Rede Integrada de Proteção e Defesa Civil (REIPDEC), por meio das seções de defesa civil (SDEC), e, além disso, nos ajudarão a cumprir as metas estabelecidas no marco de Sendai (2015-2030), no Japão, no início deste ano – destacou o coronel Hess.