Devido a grande demanda de alunos, estarão abertas as inscrições para segunda Turma do Curso Básico de Percepção de Risco em Estrutura Edificada – CBPREE... PDF Imprimir E-mail

CBPREE - Curso Básico de Percepção de Riscos em Estruturas Edificadas.

O curso tem a finalidade de propiciar aos profissionais de Proteção e Defesa Civil o conhecimento de efetuar a análise de um ambiente, com características que podem gerar riscos estruturais, através das seguintes temáticas:

Introdução à percepção de Risco; O Estudo dos Riscos de Desastres; O Estudo das variáveis “ameaça” e “Vulnerabilidade”; Estimativa dos Riscos de desastres; A identificação das principais estruturas da construção; A caracterização de materiais utilizados na Construção Civil; A observação de características básicas dos metais nas construções e suas propriedades; Noções de Sintomas e Falhas nas Estruturas; Noções de escoramento em estruturas; Noções de inspeção com segurança, Verificação de Cenário de Desastre; parametrização da vistoria técnica e confecção de relatório; Aspectos Jurídicos básicos nas atividades de vistorias técnicas preliminares e medidas cautelares.

Temas do CBPREE:

- Introdução à Percepção de Risco.

- Conceitos Básicos de Ameaça, Vulnerabilidade e Risco.

- Prevenção de Desastres - Introdução ao Estudo dos Riscos.

- Prevenção de Desastres – Estudo das Variáveis “Ameaça” e “Vulnerabilidade”.

- Prevenção de Desastres – Estimativa dos Riscos.

- Principais Estruturas da Construção.

- Características Básicas de Materiais utilizados na Construção Civil.

- Noções de Inspeção com Segurança, Verificação de Cenários de Desastres.

- Exercício1 - “in door” - Preenchimento de Relatórios.

- Impactos ambientais oriundos das obras mal planejadas e importância do saneamento básico bem planejado como forma de redução ou eliminação de riscos de colapsos de solo, lençol freático, e estruturas.

- Noções de medidas corretas de planejamento governamental em engenharia sanitária e engenharia de meio-ambiente como instrumento de redução de desastres.

- Noções de Sintomas e Falhas nas Estruturas - Pontes, Barragens e Marquises.

- Noções de escoramento em estruturas.

- Noções de Sintomas e Falhas nas Estruturas.

- Aspectos Jurídicos nas Atividades de Vistorias Técnicas Preliminares e Medidas Cautelares.

Número de Vagas: 40.

Horário: 08h00min a 17h00min

Período do Curso: 08 de junho a 12 de junho de 2015.

Local: Auditório do EsDEC (Rua Elpídio Boamorte, s/nº, Praça da Bandeira – Rio de Janeiro/RJ).

A ESDEC NÃO OFERECERÁ ALIMENTAÇÃO NEM ALOJAMENTO PARA A ACOMODAÇÃO DOS ALUNOS.

PARA EFETIVAR AS INSCRIÇÕES NOS CURSOS DA ESDEC, AS SECRETARIAS (COORDENADORIAS) MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL, LOCALIZADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DEVERÃO POSSUIR O CARTÃO DE PAGAMENTO DE DEFESA CIVIL.

Para fazer a sua inscrição no curso você deverá preencher integralmente o formulário de pré-inscrição e enviá-lo para o e-mail, ou através dos telefones (21) 2334-6457 ou (21) 2334-6458.

Consulte aqui o arquivo de ajuda para preenchimento do formulário de pré-inscrição.

Fórmulárioclique aqui

Após a avaliação da Direção da EsDEC os selecionados receberão através de e-mail, ou outro tipo de contato, a confirmação de sua seleção. Após a seleção deverão entregar à EsDEC, no prazo que será determinado, um ofício do seu órgão de trabalho com a sua indicação e liberação para realizar o curso.

Período de Inscrição: de 19 de maio a 26 de maio de 2015.