Defesa Civil termina ciclo de palestras no Estado PDF Imprimir E-mail

Mais de 250 agentes foram capacitados e certificados

O Comando de Bombeiros de Área Metropolitana (CBA-IX), em Niterói, recebeu nos dias 29 e 30 de abril, o último encontro do Ciclo de Palestras para a capacitação dos oficiais e praças designados para a seção de Defesa Civil nas unidades especializadas, grupamentos e destacamentos. A reunião encerrou um ciclo de cinco eventos promovidos pela Escola de Defesa Civil (Esdec-RJ) em várias unidades, capacitando e certificando um total de 270 agentes, entre militares das seções de defesa civil, Departamento Geral de Defesa Civil e Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres naturais (CEMADEN-RJ).

No total, a escola, de forma itinerante, realizou 80 horas de palestras, que trataram de temas como Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC), ações globais de Proteção e Defesa Civil, lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, Instrução Normativa 01, de 24 de agosto de 2012 (S2ID, FIDE, COBRADE,SE e ECP), Marco de Ação de Hyogo (MAH), mapa de ameaças naturais, projeto Agente Comunitário Escolar (ACE), Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes na Região Serrana e Unidade de Proteção Comunitária (UPC). Quartel Central; Quartel de Teresópolis – 16º GBM; Comando de Bombeiros de Área Sul (CBA III), em Piraí; Associação Comercial e Industrial de Campos dos Goytacazes (ACIC) foram os outros pontos de encontro.

Para o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Marcelo Hess, o evento mostrou aos militares as grandes oportunidades para um excelente trabalho na área de Defesa Civil.

- Por meio dos conhecimentos obtidos em cada palestra, os chefes e auxiliares das seções de defesa civil conseguiram entender quais as atividades que eles devem realizar e as ferramentas necessárias para desenvolver as boas práticas, através da capilaridade do CBMERJ dentro da Rede Integrada de Proteção e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (REIPDEC) - afirmou.

Cap Wellington, chefe da divisão de ensino da ESDEC, foi o facilitador de todos os cinco encontros

Certificação dos militares da REDEC Norte no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campos dos Goytacazes (ACIC)

Certificação dos militares do DGDEC e das REDECs Sul e Costa Verde no CBA III -SUL, em Piraí

Superintendente Operacional ministra palestra nos encontros.