Defesa Civil RJ promove capacitação para bombeiros do interior/2015 PDF Imprimir E-mail

Cerca de 50 militares das regiões Centro Sul e Costa Verde participarão do curso

Como parte do ciclo de instruções da Escola de Defesa Civil RJ (Esdec), a secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro promove, nestas quarta e quinta-feira (18 e 19.03), das 9 às 18 horas, o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil para cerca de 50 bombeiros das regiões Centro Sul e Costa Verde. A capacitação terá continuidade no mês de abril, quando serão contempladas as regiões Norte-Noroeste, Metropolitana e Baixadas Litorâneas.

O curso aborda as ações globais de Redução do Risco de Desastres, o Mapa de Ameaças Naturais, planos de contingência, o projeto Agente Comunitário Escolar, o sistema de alerta e alarme por sirenes, as Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) e questões relacionadas à legislação básica de Proteção e Defesa Civil, tais como a Lei Nº 12.608/12 e a Normativa Nº 01 do Ministério da Integração Nacional.

Durante as aulas, que acontecerão no Comando de Bombeiro de Área (CBA) da Região Centro Sul, também serão apresentados os projetos e os resultados da Defesa Civil RJ para o aumento da resiliência frente aos desastres de origem natural. Para o diretor da Esdec, tenente-coronel Marcio Romano, o curso apresenta temas fundamentais para o melhor desempenho de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros em suas atividades.

- A capacitação é uma oportunidade de adquirir conhecimentos estruturais com o objetivo de promover a cultura da redução de risco de desastres. O curso também possibilita sinalizar ações para o desenvolvimento de uma resiliência institucional da Rede Integrada de Proteção e Defesa Civil do Estado, além da troca de experiência entre os envolvidos -, ressalta o coronel Romano.

As capacitações tiveram início na primeira semana de março, com a participação dos militares da Capital, da Baixada Fluminense e da Serrana. Esta última, que aconteceu nos dias 11 e 12, contemplou 34 bombeiros. As aulas foram ministradas no auditório do quartel de Teresópolis (16º GBM).

Cap Wellington ministrou as instruções do Curso Básico de Proteção e Defesa Civil

A instrução teve ampla participação dos chefes e auxiliares das seções de defesa civil

Os conhecimentos colaboram na construção da cultura de redução de risco

O CBPDEC contou com a presença dos chefes e auxiliares das seções de defesa civil dos grupamentos e destacamentos da REDEC Serrana