ESDEC realiza Curso Básico de Proteção e Defesa Civil/2015 PDF Imprimir E-mail

Capacitação teve como público alvo os militares das REDECs Capital e Baixada Fluminense

Durante os dias 4 e 5 de março, a Escola de Defesa Civil (Esdec) realizou a primeira edição do Curso Básico de Proteção e Defesa Civil, no âmbito do Corpo de Bombeiros, para os militares das Regionais de Defesa Civil (REDEC) da Capital e da Baixada Fluminense. A capacitação, que aconteceu no Quartel Central, foi o marco inicial para os militares iniciarem as atividades nas respectivas seções dos grupamentos e destacamentos onde estão alocados.

O curso abordou temas como o Sistema Estadual de Defesa Civil, ações globais de proteção, mapa de ameaças naturais, planos de contingência, projeto agente comunitário escolar, sistema de alerta e alarme por sirenes, unidades de proteção comunitária, entre outros.

De acordo com o diretor da Esdec, tenente-coronel Romano, o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil é um tema fundamental para que os oficiais e praças designados possam desempenhar suas atividades.

- Durante o curso, os militares aprenderam aspectos estruturantes para promover a cultura da redução do risco de desastres. Também foram sinalizadas ações para desenvolver resiliência institucional da Rede Integrada de Proteção e Defesa Civil (REIPDEC) – destacou.

Tenente-coronel Romano, diretor da ESDEC, iniciou o ciclo de palestras