EsDEC - Atuais PDF Imprimir E-mail

CAAP – Curso de Agentes para Ações Psicossociais.


O curso possui 40 horas de duração e tem a finalidade de propiciar aos profissionais de Defesa Civil e voluntários que trabalham em abrigos temporários e em atividades de assistência e promoção social noções de práticas que levam em consideração a atenção psicossocial aos afetados. Os temas a serem discutidos no curso abrangem: Conceitos básicos em Defesa Civil: Ameaça; Vulnerabilidade; Risco; Desastre; Etapas de ação em Defesa Civil. O trabalho com voluntários: Lei do voluntariado; Grupos comunitários organizados e lideranças comunitárias; Vantagens e dificuldades do trabalho voluntário; Estratégias para preparação e mobilização. Direitos e Assistência relacionados aos afetados: Direitos gerais e específicos; Benefícios devidos; Condições mínimas x condições adequadas. Saúde mental: Fases de resposta aos desastres; Reações esperadas e alarmantes; Reações dos membros de resposta; Estratégias de atenção psicossocial. Recepção e Triagem Social: Recepção (cadastro, disposição dos animais, acautelamento dos bens, almoxarifado e disposição de famílias); Triagem social; Categorização dos afetados e Fluxograma do abrigo. Atenção psicossocial no abrigo: Primeiros cuidados psicossociais; Estabelecimento de regras; Circulação de informações; Participação das famílias; Assistência religiosa; Grupos de reflexão; Trânsito de pessoas no abrigo. Espaço recreativo: Importância do brincar; Reações esperadas nas crianças; O que é e como funciona o espaço recreativo; Algumas sugestões de atividades. Atividades educativas: Promoção da saúde; Interface entre prevenção e resposta; Sugestões de temas. Atividades educativas a serem realizadas em um momento do pós-desastre. O desenvolvimento das atividades do curso também inclui dinâmicas e exercícios práticos ligados à assistência às populações afetadas por desastres.


Temas do CAAP:


- A experiência do PSF no município do Rio de Janeiro.

- Conceitos básicos de defesa civil.

- As especificidades de um abrigo: recepção, triagem, atividades educativas e recreativas.

- Atenção Psicossocial.

- Direitos e assistência relacionados aos afetados.

- A importância da Comunicação no pós desastre.

- Capelania pós-desastre.


CASPVD - Curso de Atenção à Saúde das Populações Vítimas de Desastres


O curso “Atenção à Saúde das Populações Vítimas de Desastres”, criado pela Escola de Defesa Civil (EsDEC/ ITDEC), com carga horária de 40h, visa preparar gestores e agentes de defesa civil a respeito de conteúdos básicos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à assistência à saúde das populações em situações de desastres. O curso estrutura-se em 13 assuntos principais: o Sistema Único de Saúde e a Atenção Básica à Saúde em situações de normalidade; Medicina de Desastres; O SUS no atendimento à saúde das populações vítimas de desastres; a organização do atendimento pré-hospitalar a múltiplas vítimas; proteção à saúde mental em situações de desastres; principais doenças e agravos em situações de desastres; o papel da vigilância em saúde e a vacinação das populações em situações de desastres; O CIEVS; saneamento básico-emergencial; programas de educação em saúde em situações de desastres; “Cuidados Iniciais em Situações de Desastres” - CISU / CEPAP; a importância da integração dos sistemas de informação em defesa civil e em saúde (DATASUS) e o VIGIDESASTRES.


Temas do CASPVD:


- Aspectos Históricos da Medicina de Desastres.

- Entendendo o SUS.

- O SUS na assistência às populações vítima de desastres.

- Gerenciamento de Eventos com Múltiplas vítimas.

- Protocolos Especiais em Desastres.

- Biossegurança em Desastres.

- Principais doenças e agravos à saúde em situações de desastres.

- CISU “Cuidados Iniciais em Situações de Urgência.

- O papel da vigilância em saúde e a vacinação das populações vítimas de desastres.

- O CIEVS.

- A importância da integração dos sistemas de Informação em defesa civil e em saúde (DATASUS).

- Proteção à saúde mental em situações de desastres.

- Desinfecção de casas afetadas por desastres.

- O VIGIDESASTRES.


CFEOp COMDEC - Curso de Formação, Estruturação e Operacionalização de COMDEC


Conceituação básica sobre Defesa Civil; A explicitação das responsabilidades e das ações a serem desenvolvidas pelo órgão; O Estudo dos Sistemas Nacionais e municipais de Defesa Civil; Proposição de um sistema municipal de Defesa Civil; Estudo básico da doutrina de Defesa Civil; O Estabelecimento de COMDEC e suas bases legais; Aspectos Jurídicos básicos nas atividades de Defesa Civil; Analise de necessidades estruturais e de recursos para o estabelecimento de COMDEC; Formação e capacitação de Equipe de Trabalho; O perfil profissográfico do agente de Defesa Civil; Plano de Trabalho para aplicações de ações de Defesa Civil; A obtenção de apoio e de recursos externos; A utilização de trabalho voluntário.


Temas do CFEOp COMDEC:


- Estudo básico da Doutrina de Defesa Civil e seus principais conceitos.

- Aspectos Jurídicos nas atividades de Defesa Civil.

- Responsabilidades e ações de COMDEC

- Ações de reconstrução.

- Formação e capacitação da equipe de trabalho e Perfil profissiográfico do agente de Defesa Civil.

- Ações de prevenção a desastres.

- Plano de trabalho para ações de Defesa Civil.


CFEOp NUDEC - Curso de Formação, Estruturação e Operacionalização de Núcleos Comunitários de Defesa Civil


Apresentação; O SINDEC e os Núcleos Comunitários de Defesa Civil; A estruturação de um NUDEC; A implantação de um NUDEC; O Gerenciamento de um NUDEC; As especificidades do trabalho em comunidade; Problemas que envolvem a comunidade e possibilidades de atuação; Introdução à percepção de risco; Captação/mobilização de recursos e pessoas; Metodologias para implementação de atividades preventivas, preparativas e de primeira resposta aos desastres; Avaliação de programas comunitários.


Temas CFEOp NUDEC:


- O SINDEC e os Núcleos Comunitários de Defesa Civil.

- Estruturação de uma NUDEC.

- A implantação de um NUDEC.

- O gerenciamento de um NUDEC.

- As especificidades do trabalho em comunidade.

- Problemas que envolvem a comunidade e possibilidades de atuação.

- Introdução à percepção de risco.

- Metodologias para implementação de atividades preventivas, preparativas e de primeira resposta aos desastres.

- Avaliação de projetos comunitários.


CGAT – Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários.


O Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários, criado pela Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, com carga horária de 40 horas, tem como objetivo a capacitação de agentes e/ou coordenadores de defesa civil que atuem no gerenciamento de abrigos temporários. O curso se organiza nas seguintes lições: Apresentação; Introdução ao Gerenciamento de Abrigos Temporários; Planejamento, Acionamento e Mobilização; Recepção e Triagem Social; Saúde Mental e Atenção Psicossocial; Rotina do Abrigo Temporário; Promoção e Atenção da Saúde; Cuidados Nutricionais e Desmobilização.


Temas do CGAT:


- Introdução ao Gerenciamento de Abrigos Temporários.

- Acionamento, Planejamento e Mobilização.

- Princípios de descontaminação e limpeza de casas após enchentes.

- Captação, estocagem e distribuição de roupas.

- Recepção e Triagem social.

- Saúde Mental e Atenção psicossocial.

- Direitos e assistência relacionados aos desabrigados.

- Trabalho com voluntários.

- Medidas de atenção à saúde dentro de abrigos temporários.

- Rotinas do Abrigo.

- Exercício triagem social e saúde.

- Desmobilização.

- Cuidados Nutricionais.



CIAD - Curso Instrumental de Avaliação de Danos.


Conceituação de Desastres; A Codificação de desastres, ameaças e Riscos – CODAR; Estudo do preenchimento dos formulários NOPRED e AVADAN; O Estabelecimento de técnicas de preenchimento dos formulários; A identificação das maiores dificuldades no preenchimento; A explicitação dos erros mais comuns no preenchimento; A análise dos critérios para decretação de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública; A análise de necessidades na ocorrência de desastres e a formação da equipe AVADAN.


Temas do CIAD:


- Estudo básico da Doutrina de Defesa Civil e seus principais conceitos.

- Conceito de desastre.

- Codificação de desastres, ameaças e riscos.

- SINDESB.

- Estudo do formulário NOPRED.

- Apresentação dos formulários.

- Critérios de Decretação de SE e ECP.

- Decretação de SE e ECP – aspectos legais.

- Documentações para decretação AVADAN e NOPRED.

- Técnicas de preenchimento.

- Preenchimento do formulário NOPRED.

- Estudo do Formulário AVADAN.

- Principais dúvidas, dificuldades e erros mais comuns no preenchimento do formulário.

- Introdução a análise de necessidades e formação de equipe AVADAN.



CBPREE - Curso Básico de Percepção de Riscos em Estruturas Edificadas.


Introdução à percepção de Risco; O Estudo dos Riscos de Desastres; O Estudo das variáveis “ameaça” e “Vulnerabilidade”; Estimativa dos Riscos de desastres; A identificação das principais estruturas da construção; A caracterização de materiais utilizados na Construção Civil; A observação de características básicas dos metais nas construções e suas propriedades; Noções de Sintomas e Falhas nas Estruturas; Noções de escoramento em estruturas; Noções de inspeção com segurança, Verificação de Cenário de Desastre; parametrização da vistoria técnica e confecção de relatório; Aspectos Jurídicos básicos nas atividades de vistorias técnicas preliminares e medidas cautelares.


Temas do CBPREE:


- Introdução à Percepção de Risco.

- Conceitos Básicos de Ameaça, Vulnerabilidade e Risco.

- Prevenção de Desastres - Introdução ao Estudo dos Riscos.

- Prevenção de Desastres – Estudo das Variáveis “Ameaça” e “Vulnerabilidade”.

- Prevenção de Desastres – Estimativa dos Riscos.

- Principais Estruturas da Construção.

- Características Básicas de Materiais utilizados na Construção Civil.

- Noções de Inspeção com Segurança, Verificação de Cenários de Desastres.

- Exercício1 - “in door” - Preenchimento de Relatórios.

- Impactos ambientais oriundos das obras mal planejadas e importância do saneamento básico bem planejado como forma de redução ou eliminação de riscos de colapsos de solo, lençol freático, e estruturas.

- Noções de medidas corretas de planejamento governamental em engenharia sanitária e engenharia de meio-ambiente como instrumento de redução de desastres.

- Noções de Sintomas e Falhas nas Estruturas - Pontes, Barragens e Marquises.

- Noções de escoramento em estruturas.

- Noções de Sintomas e Falhas nas Estruturas.

- Aspectos Jurídicos nas Atividades de Vistorias Técnicas Preliminares e Medidas Cautelares.



CNPI - Curso de Nivelamento e Preparação de Instrutores em Defesa Civil


O Curso de Nivelamento e Preparação de Instrutores terá o seu conteúdo desenvolvido através de exposições teóricas e atividades práticas. Serão abordados os seguintes temas: A importância da dinâmica de grupo: Reflexão sobre a importância da dinâmica de grupo. Demonstração de diferentes dinâmicas de grupo; As diferentes teorias de aprendizagem: Reflexão sobre as teorias de aprendizagem Sócio-construtivista, Skinner e Andragogia; Estrutura do plano de aula: Discussão sobre a importância do plano de aula. Descrição dos objetivos do plano de aula. Explicitação da elaboração do plano de aula; Cuidados essenciais na utilização de recursos audiovisuais: Demonstração da importância e das vantagens da utilização de recursos de apoio. Orientação sobre a seleção e emprego dos recursos adequados à proposta a ser desenvolvida pelo instrutor; Avaliação do processo ensino-aprendizagem: Demonstração do conceito de avaliação. Reflexão sobre as funções do processo avaliativo. Discussão sobre os objetivos da avaliação. Demonstração dos modelos de avaliação e realização de comparações entre eles. A importância da comunicação no processo de ensino – Parte I: Discussão sobre a importância da comunicação. Elaboração de estratégias de comunicação para estimulação da motivação e do interesse nos participantes. Demonstração de certas barreiras à comunicação eficaz. A importância da comunicação no processo de ensino – Parte II: A aplicação da linguagem não verbal na atividade do instrutor (postura, gesticulação, expressões faciais, movimentação, olhar, aparência).Demonstração da prática de expressão verbal (entonação e expressividade da voz, velocidade e ritmo de fala, dicção e pronúncia das palavras). Realização de exercícios práticos para adequação da respiração, voz e fala. Abordagem didático-pedagógica em diferentes públicos: Reflexão sobre as peculiaridades do processo educacional nos diferentes públicos (crianças, adultos...). Identificação do público-alvo. Seleção e emprego de técnicas de motivação compatíveis.



Temas do CNPI:


- Conceitos sobre defesa civil.

- Apresentação e integração dos participantes com o tema Defesa Civil e filmagem.

- Diferentes Teorias de Aprendizagem.

- Estrutura do Plano de Aula.

- A importância da dinâmica de grupo.

- Abordagens didático-pedagógicas para diferentes públicos.

- Cuidados essenciais na utilização de Recursos Audiovisuais.

- Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem.

- A Importância da comunicação no processo de ensino – Parte I.

- A Importância da comunicação no processo de ensino – Parte II.

- Atividade prática (referente à filmagem).

- Produção do trabalho final.

- Apresentação do trabalho final.

- Feedback sobre a Apresentação.


CIGP - Curso Instrumental de Gerência de Projetos em Defesa Civil.


Conceitos de Projeto; Critérios para qualificar como projeto; A gerência e o gerente de projetos; Fases do ciclo de vida de um projeto; Seleção de um projeto; Participantes da fase de concepção do projeto; Carta de Abertura de um Projeto; Participantes da fase de definição de projeto; Estabelecimento das regras do projeto; Carta do projeto; Matriz de Responsabilidades; Plano de Comunicações; Participantes da fase de planejamento; Estrutura de Desenvolvimento de Trabalho (EDT); Estabelecimento de prazos, recursos e custos; Plano de Gerenciamento de Projeto; Plano de Controle de Riscos; Plano de Controle da Qualidade; Comunicação em projeto; Medição do Progresso; Confecção do projeto; Apresentação do projeto; Avaliação e crítica do projeto.


Temas do CIGP:


- Ambiente do Projeto

- Concepção do Projeto

- Definição do Projeto

- Planejamento do Projeto

- Execução do Projeto

- Encerramento do Projeto

- Apresentação e Avaliação do Projeto



CBPRG - Curso Básico de Percepção de Riscos Geológicos


Temas do CBPRG:


- Programa de Prevenção e Erradicação de Riscos em Assentamentos Precários do Ministério das Cidades.

- Introdução ao Gerenciamento de áreas de risco.

- Conceitos básicos de risco e de áreas de risco.

- Identificação, análise e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos.

- Tipologia, cenários, indicadores, critérios.

- Roteiro metodológico para análise de risco e mapeamento de áreas de risco em setores de encosta e de baixada.

- Identificação, análise e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações.

- Gerenciamento de Áreas de risco.

- Apresentação das Ações Municipais (a cargo dos participantes).

- PMRR- Plano Municipal de Redução de Riscos.

- Fontes de Recursos.

- Introdução ao treinamento de campo.

- Exercício prático de campo em área de risco de escorregamentos.

- Plano Preventivo de Defesa Civil- PPDC

- Monitoramento de Cheias.



CEERN – Curso de Especialização em Emergências Radiológicas e Nucleares.


Curso de 232 horas-aula, desenvolvido de forma modular, que tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e técnicas necessárias para o planejamento, coordenação, resposta e assistência a uma situação de emergência radiológica e/ou nuclear. Visa reduzir os danos à população e ao meio ambiente, bem como os prejuízos ao patrimônio, decorrentes de um desastre tecnológico desta natureza.



ESFERA – Curso Projeto Esfera.


O ESFERA surge com a preocupação das Organizações Não Governamentais (ONGs) entre elas a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e a Organização das Nações Unidas, com a qualidade e com a responsabilidade da assistência que têm sido contínua onde somente a prática histórica de organismos como a própria Cruz Vermelha Internacional já não é suficiente. O surgimento de uma maior incidência e complexidade dos desastres bem como a evolução da comunidade humanitária e a crescente diversidade do aumento no número de atores que medem o êxito de modos diversos bem como a participação de multidoadores que levam a mortes desnecessárias como o ocorrido em Ruanda (1994). Surge então, um manual de orientação e guia que foi desenvolvido por mais de 4000 pessoas em 400 organizações de 80 países, que é um amplo processo de colaboração a expressão de um compromisso a favor da qualidade e a prestação de contas onde a carta humanitária é a pedra angular deste manual. Este curso ensina o uso e aplicação deste manual, para sua utilização em situações de desastres com a participação de multiagências de resposta.

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