EsDEC - Antigos PDF Imprimir E-mail
CAAPA – Curso de Agentes para Ações Psicossociais em Abrigos.

O curso de agentes para ações psicossociais em abrigos, criado pela Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, com carga horária de 20 horas, visa preparar profissionais de defesa civil e voluntários para ações psicossociais em abrigos temporários. Este curso surgiu da necessidade de sensibilizar os envolvidos no atendimento aos afetados para a importância de um suporte adequado. O curso estrutura-se em 6 lições: Conceitos básicos em Defesa Civil; Saúde Mental em Situações de Desastres; Recepção, Triagem e Rotina em um Abrigo Temporário; O agente e a Atenção Psicossocial; Espaço Recreativo; Ações Educativas e Promoção da Saúde nos Abrigos.

CADEC – Curso para Agentes de Defesa Civil.

Curso da Escola de Defesa Civil, com carga horária de 36 horas, dirigido a agentes de Defesa Civil. É um curso similar ao Curso Básico para Agente de Defesa Civil (CBADEC) da Defesa Civil do Distrito Federal. Seu objetivo é preparar os agentes para atuação em Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC). Para tal, possui um conteúdo que envolve os conceitos básicos em Defesa Civil, as atuações e os limites de sua função e instrumentos que otimizam a identificação dos riscos de sua comunidade. A escolaridade exigida é de nível médio.

CDCOR – Curso de Defesa Civil para Órgãos de Resposta.

Curso da Escola de Defesa Civil, com 36 horas de duração, dirigido a profissionais que atuam em órgãos de resposta, tais como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Concessionárias estaduais e municipais. O conteúdo abrange conceitos básicos de Defesa Civil e instrumentos que auxiliam na montagem de Mapas de Risco e Planos de Contingência. O nível de escolaridade exigido é médio.

CPAEC – Curso de Preparação para Atividades Educativas.

O Curso de Preparação para Atividades Educativas em Comunidades, da Escola de Defesa Civil, com carga horária de 24 horas, tem como propósito sensibilizar e preparar pessoas para atuar de forma adequada, junto à comunidade na realização de atividades educativas. O curso estrutura-se em 6 aulas: As especificidades do trabalho em comunidade; A importância da interação na construção do conhecimento; Desenvolvimento de habilidades pessoais e técnicas de comunicação; Metodologias para implementação de atividades na comunidade; Problemas que envolvem a comunidade e possibilidades de atuação; Avaliação de atividades educativas.

CPC – Curso de Capacitação para Implementação do Programa de Proteção Comunitária.

Curso da Escola de Defesa Civil, com duração de 20 horas, dirigido a multiplicadores que capacitarão membros da comunidade para implementar ações de proteção comunitária. Esses multiplicadores podem ser do Corpo de Bombeiros, das Coordenadorias Municipais ou de Associações Comunitárias e vão atuar com temas como promoção da saúde, acidentes de trânsito e acidentes domésticos.

OHI – Oficina de Habilidades para Instrução.

A Oficina de Habilidades para Instrução, criada pela Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, com carga horária de 24 horas, visa preparar profissionais que atuam ou atuarão como instrutores. O objetivo do curso é fornecer subsídios que auxiliem estes profissionais a exercer adequadamente atividades de instrução. O curso estrutura-se em 5 lições: A Importância da Interação na Construção do Conhecimento; Desenvolvimento de Habilidades Pessoais e Técnicas de Comunicação; Planejamento Curricular e de Ensino; Dicas Baseadas em Erros Freqüentes; Avaliação e Encerramento de Atividades Educacionais.