SEDEC-RJ realiza Curso Básico de Percepção de Riscos Geológicos PDF Imprimir E-mail

 

 

O curso estimula discussões sobre as percepções dos Riscos Geológicos

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ), através da Escola de Defesa Civil (ESDEC), realizou durante a semana de 11 a 15 de abril de 2016 o CBPRG, na intenção de promover o intercâmbio de conhecimentos entre todos os integrantes da turma, incentivando o diálogo e divulgando conhecimentos científicos e tecnológicos sobre o tema.

O curso envolve abordagem em diversas frentes, como Gerenciamento de áreas de risco, mapeamento de áreas de risco de escorregamentos, Plano Municipal de Redução de Riscos, Exercício prático de campo em área de risco de escorregamentos, Plano Preventivo de Defesa Civil, entre outras.

- Um dos objetivos do curso foi capacitar os técnicos municipais para realizar o mapeamento e o gerenciamento dos principais indícios dos processos de escorregamento; deslizamento; alagamentos; enchentes e inundações nos municípios onde trabalham, afirma o Ten Cel Marcio Romano, diretor da ESDEC.

À frente desses conteúdos, estiveram os instrutores Carlos Eduardo Osório Ferreira, Juliana Maceira Moraes e Pedro Augusto dos Santos Pfaltzgraff, todos do CPRM, compartilhando as técnicas desenvolvidas no país e no mundo, tanto em âmbito acadêmico como na prática profissional.

 

Participaram da capacitação, militares do CBMERJ, do DGDEC, da ESDEC, técnicos do DRM-RJ, do Processo APELL, do Exército Brasileiro, da Secretaria Municipal de Saúde do RJ, da NUDEC de Guaratiba, da Secretaria Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo, das Defesas Civis Municipais de Niterói, Queimados, São João de Meriti e Araruama.