Estão abertas as pré-inscrições para o Curso Básico de Percepção de Riscos em Estruturas Edificadas - CBPREE / 2016 PDF Imprimir E-mail

Introdução à percepção de Risco; O Estudo dos Riscos de Desastres; O Estudo das variáveis “ameaça” e “Vulnerabilidade”; Estimativa dos Riscos de desastres; A identificação das principais estruturas da construção; A caracterização de materiais utilizados na Construção Civil; A observação de características básicas dos metais nas construções e suas propriedades; Noções de Sintomas e Falhas nas Estruturas; Noções de escoramento em estruturas; Noções de inspeção com segurança, Verificação de Cenário de Desastre; parametrização da vistoria técnica e confecção de relatório; Aspectos Jurídicos básicos nas atividades de vistorias técnicas preliminares e medidas cautelares.

Temas do CBPREE:

- Introdução à Percepção de Risco.

- Conceitos Básicos de Ameaça, Vulnerabilidade e Risco.

- Prevenção de Desastres - Introdução ao Estudo dos Riscos.

- Prevenção de Desastres – Estudo das Variáveis “Ameaça” e “Vulnerabilidade”.

- Prevenção de Desastres – Estimativa dos Riscos.

- Principais Estruturas da Construção.

- Características Básicas de Materiais utilizados na Construção Civil.

- Noções de Inspeção com Segurança, Verificação de Cenários de Desastres.

- Exercício1 - “in door” - Preenchimento de Relatórios.

- Impactos ambientais oriundos das obras mal planejadas e importância do saneamento básico bem planejado como forma de redução ou eliminação de riscos de colapsos de solo, lençol freático, e estruturas.

- Noções de medidas corretas de planejamento governamental em engenharia sanitária e engenharia de meio-ambiente como instrumento de redução de desastres.

- Noções de Sintomas e Falhas nas Estruturas - Pontes, Barragens e Marquises.

- Noções de escoramento em estruturas.

- Noções de Sintomas e Falhas nas Estruturas.

- Aspectos Jurídicos nas Atividades de Vistorias Técnicas Preliminares e Medidas Cautelares.

Para fazer a inscrição no curso, os interessados devem preencher integralmente o formulário e enviá-lo para o

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2334-6458, (21) 2334-6459, (21) 2334-6514.

Número de Vagas: 40

Horário: Das 8 às 17 horas

Período de Pre-inscrições: de 11 a 20 de abril de 2016.

Período do Curso: 25 a 29 de abril de 2016

Local: Auditório da ESDEC (Rua Elpídio Boamorte, sem número, Praça da Bandeira – Rio de Janeiro/RJ).

A ESDEC NÃO OFERECERÁ ALIMENTAÇÃO NEM ALOJAMENTO PARA A ACOMODAÇÃO DOS ALUNOS.

Para adquirir o formulário da inscrição, clique aqui.